O profissional formado em Nutrição investiga a relação do homem com a alimentação, podendo orientar e prescrever dietas, atuar na seleção de fornecedores e supervisão da preparação de alimentos, tudo isso com intuito de prover melhorias a saúde e ao bem-estar, coletivo ou individual.

nutricionista tem espaço na saúde pública, em hospitais, escolas, indústrias, clínicas particulares, spas, empresas e na administração de serviços de alimentação. Hoje vamos conhecer quais as áreas da Nutrição segundo o Conselho Federal de Nutrição (CFN), que foram divulgadas na Resolução CFN nº 600/2018

Áreas da Nutrição

  •  Nutrição em Alimentação Coletiva

    Nessa área da Nutrição, o profissional poderá planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar os serviços de alimentação e nutrição, além de realizar assistência e educação alimentar e nutricional à coletividade ou a indivíduos sadios ou enfermos em instituições públicas e privadas.

 

  •  Nutrição Clínica


    O profissional de Nutrição Clínica poderá prestar assistência nutricional e dietoterápica, além de promover educação nutricional.

Também está apto a prestar auditoria, consultoria e assessoria em nutrição e dietética, planejar, coordenar, supervisionar e avaliar estudos dietéticos. Além de poder prescrever suplementos nutricionais e solicitar exames laboratoriais.

Nessa área da Nutrição, o nutricionista poderá, ainda, prestar assistência e treinamento especializado em alimentação e nutrição a coletividades e indivíduos, sadios e enfermos, em instituições públicas e privadas, em consultório de nutrição e dietética e em domicílio.

 

  •  Nutrição em Esportes e Exercício Físico

    O nutricionista que atuar na área de Esportes e Exercício Físico poderá prestar assistência nutricional e dietoterápica para atletas e desportistas.

 

  •  Nutrição em Saúde Coletiva


    Nessa área da Nutrição, o profissional poderá atua na organização, coordenação, supervisão e avaliação dos serviços de nutrição e poderá, também, prestar assistência dietoterápica e promover a educação alimentar e nutricional a coletividades ou indivíduos, sadios ou enfermos, em instituições públicas ou privadas, e em consultório de nutrição e dietética.

O nutricionista em Saúde Coletiva também pode atuar no controle de qualidade de gêneros e produtos alimentícios e participar de inspeções sanitárias.

 

  •  Nutrição na Cadeia de Produção, na Indústria e no Comércio de Alimentos

    O profissional de Nutrição que fizer carreira nessa área poderá elaborar informes técnico-científicos, gerenciar projetos de desenvolvimento de produtos alimentícios, prestar assistência e treinamento especializado em alimentação e nutrição e atuar no controle de qualidade de gêneros e produtos alimentícios.

Ele poderá, também, atuar em marketing e desenvolver estudos e trabalhos experimentais em alimentação e nutrição, bem como participar de análises relativas ao processamento de produtos alimentícios industrializados, prestar auditoria, consultoria e assessoria em nutrição e dietética.

  •  Nutrição no Ensino, na Pesquisa e na Extensão

    Nessa área de atuação da Nutrição, o nutricionista poderá dirigir, coordenar e supervisionar cursos de graduação em nutrição, bem como planejar, coordenar, supervisionar e avaliar estudos dietéticos.

Também poderá ensinar matérias profissionais dos cursos de graduação em nutrição e das disciplinas de nutrição e alimentação nos cursos de graduação da área de saúde e outras afins, assim como realizar estudos e trabalhos experimentais em alimentação e nutrição.

Ainda existe a separação por subáreas e também por segmentos. É possível visualizar cada divisão no documento oficial do CFN e, para aprofundamento, também consultar a regulamentação da profissão de nutricionista no texto da Lei nº 8234/1991.

Fonte: Portal QueroBolsa.

Já possui um tema para o seu TCC de  Nutrição? Mande um contato para nossa central para que possamos te ajudar com a sua aprovação.

Solicite um Orçamento! 

Pesquisa, Revisão, Formatação, Menor Prazo e o Melhor Preço por Página!
Trabalho Aprovado
Olá. Em que posso ajudar?