Muita gente por aí pode ficar em dúvida na hora de escolher entre o tecnólogo e o bacharelado em Marketing. Por isso, a Revista Quero resolveu procurar alguns especialistas no assunto para identificar as diferenças entre esses cursos e como anda o mercado de trabalho na área de uma forma geral.

A distinção básica entre os tipos de curso está baseada em um ponto fundamental: o fato de a grade curricular dos tecnólogos estar mais focada em disciplinas de cunho mais prático sobre o cotidiano do profissional de Marketing, de acordo com a professora Luciane Duarte, coordenadora do curso de Marketing da UMESP.

Alguns destaques, segundo ela, são Gestão Mercadológica, Marketing de Serviços, Inteligência de Mercado, Gestão de Projetos, Gestão de Marcas, Marketing Digital e suas Ferramentas, Criação e Inovação e Comportamento do Consumidor. No bacharelado, por ser um tempo maior de estudos, o estudante pode se aprofundar um pouco mais teoricamente.

Mercado de trabalho na área de Marketing

Os profissionais de Marketing são responsáveis por pensar as estratégias das organizações. Eles ocupam cargos de gestão e direção, atuando no posicionamento estratégico da empresa, da marca, do comportamento do consumidor e em pesquisas. Por isso, o mercado é sempre promissor, pois empresas precisam de profissionais que estejam preparados para atuar de forma estratégica, inovadora e criativa. 

O salário médio, no Brasil, de uma pessoa formada em Marketing é R$ 8.293,47, segundo dados do Caged 2018.

Para Luciane, os principais desafios dos mercadólogos são, em especial, estar na vanguarda e se antecipar às tendências e alterações na mudança de comportamento da sociedade. Estratégias voltadas para o monitoramento do ambiente externo e melhores práticas no ambiente interno são essenciais para a boa atuação profissional.

 O Estado brasileiro com o maior salário na área é São Paulo, com o valor de R$ 10.350,95.

Áreas em alta do Marketing  

Como o mercado vive mudando, é interessante ficar antenado em suas transformações e tendências. Quanto a isso, a professora alerta: “Sem dúvida alguma as áreas de destaque do Marketing hoje em dia envolvem o comportamento online das empresas, mais conhecido como o Marketing Digital e suas ferramentas, Estratégias de Relacionamento com o Consumidor e o Marketing de Experiência”, lembra Luciane.

Na hora da decisão

Se você ainda está escolhendo o tipo ou até mesmo a área para uma formação, é importante ficar atento a alguns detalhes. “Uma boa universidade abre portas de trabalho, por isso quanto melhor for a formação, mais oportunidades de trabalhar em grandes organizações ou ter maiores chances de sucesso em iniciativas empreendedoras. Saiba a diferença entre faculdade, centro universitário e universidade. Isso tem peso importante na formação.”

“Sempre procure conhecer as notas que o MEC atribui ao curso no qual está interessado (ENADE, CPC, IGC).  Procure saber pelos estudantes atuais como é o curso, os professores, a estrutura física e o clima da universidade. Um bom ambiente de estudos contribui muito para o processo de formação”, completa Luciane.

E você? Tem algum interesse em fazer algum curso tecnólogo ou bacharelado em Marketing? Como anda a sua vontade de estudar?

O Quero Bolsa conta com bolsas de estudo capazes de ajudar você a melhorar as suas oportunidades no mercado de trabalho com diversos cursos.

Fonte: Portal QueroBolsa.

Já possui um tema para o seu TCC de Marketing? Mande um contato para nossa central para que possamos te ajudar com a sua aprovação.

Solicite um Orçamento! 

Pesquisa, Revisão, Formatação, Menor Prazo e o Melhor Preço por Página!
Trabalho Aprovado
Olá. Em que posso ajudar?